Diante de mercados cada vez mais desafiadores, o BI atua como um guia especializado e preparado que indica falhas e visualiza oportunidades para o seu negócio.
O que é Business Intelligence?
Tomar decisões significativas com base em vivências pessoais e no entendimento sobre o mercado é algo antiquado. Hoje, as empresas contam com o chamado Business Intelligence (Inteligência de Mercado ou, simplesmente, BI), um conjunto de processos e métodos que permite aos gestores potencializarem suas estratégias e manterem seu negócio em evidência.
BI, em outras palavras, é um processo que envolve três pilares: 1) coleta de dados; 2) organização e análise; e 3) ação e monitoramento. O objetivo do BI é, então, auxiliar as empresas, através da interpretação de dados e informações, na tomada das melhores decisões e na compreensão dos valores dos investimentos realizados.
Como funciona o processo de BI?
O processo de BI, resumido na seção anterior, acontece da seguinte maneira:
1) todos os dados e informações da empresa são recolhidos e examinados com o intuito de compreender vários aspectos do negócio, como produtividade, reputação, oportunidades, etc.;
2) para facilitar a visualização de todos os dados coletados na primeira etapa, banco de dados são criados, a partir de ferramentas específicas, com o intuito de auxiliar os gestores nas futuras tomadas de decisões;
3) por meio das informações recolhidas, organizadas e analisadas, os responsáveis tomam as decisões necessárias e monitoram os resultados alcançados.
Por que usar BI na minha empresa?
O processo de Business Intelligence surgiu com a crescente competitividade entre as empresas, de modo que despontou uma necessidade, entre os gestores, de contar com estratégias mais objetivas e menos intuitivas para manter um negócio em destaque. Diante de mercados cada vez mais desafiadores, o BI atua como um guia especializado e preparado que indica possíveis falhas e visualiza oportunidades para o seu negócio.
Para que a importância do Business Intelligence fique ainda mais clara, confira abaixo bons motivos para executá-lo na sua empresa.
- Administração eficaz de informações: todos os dados relevantes sobre sua empresa são apresentados visualmente de modo centralizado (em “dashboards”) e simplificam a tomada de decisões.
- Aperfeiçoamento de processos: as empresas que utilizam Business Intelligence saem em vantagem sobre aquelas que não o utilizam porque conseguem agir rapidamente sobre os dados encontrados e, consequentemente, aprimoram os processos de maneira mais veloz.
- Constatação de falhas: nenhuma empresa é perfeita e, portanto, é essencial que problemas, aparentemente inofensivos no início, sejam reconhecidos, por meio do BI, para evitar que algo mais sério prejudique seu negócio futuramente.
- Visualização de oportunidades: com a ajuda do BI, é mais simples e mais rápido encontrar as melhores oportunidades para o seu negócio, de modo que sua empresa consegue avançar antes dos concorrentes.
- Precaução e administração de riscos: também com os conselhos acurados do BI, sua empresa se valerá de ações preventivas que diminuem ou, até mesmo, extinguem os possíveis riscos que poderiam prejudicá-la.
- Diagnóstico do mercado: o Business Intelligence oferece uma visão geral do mercado, por meio da qual a empresa consegue saber quais são as tendências atuais, quem são seus consumidores, quais são os possíveis riscos, etc.
Enfim, razões não faltam para que sua empresa comece a utilizar o Business Intelligence o quanto antes. Entre em contato com a LaIOV Consulting para potencializar o seu negócio.
Por: Amanda Santana